Projeto de Ensino do Campus Ituiutaba envolve estudantes na cobertura jornalística dos JIF IFTM 2025
Transformar os Jogos dos Institutos Federais (JIF) IFTM 2025 em uma grande oportunidade de aprendizagem prática. Foi com esse objetivo que nasceu o projeto de ensino “Cobertura Jornalística dos JIF 2025 – IFTM Campus Ituiutaba”, coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Rogério de Castro Ângelo. A iniciativa mobilizou mais de 30 estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio, além do apoio de quatro docentes da área de linguagens e do professor Leandro Takao, da biologia, que coordenou as equipes de fotografia.
Inicialmente pensado como um pequeno jornal interno com os destaques dos jogos, o projeto ganhou novas proporções com o expressivo engajamento dos estudantes, que assumiram funções como reportagem, captação de imagens, entrevistas em áudio e vídeo, edição, diagramação e produção de conteúdos multimídia.
“Minha expectativa era grande, mas sabia que tudo dependeria do envolvimento dos estudantes e eles se superaram! Fizemos reuniões preparatórias, planos de trabalho, templates, divisão de tarefas. A cada dia, a produção ficou mais rápida e com melhor qualidade”, avalia o professor Rogério. Ele destaca ainda o protagonismo estudantil e o crescimento coletivo: “No início, estavam tímidos, mas logo entenderam o formato e foram se soltando. Agora, fazem entrevistas, escrevem textos e tiram fotos com muita desenvoltura.”
Durante o evento, a equipe produziu boletins da abertura, matérias sobre as modalidades, entrevistas com atletas e torcedores, além de conteúdos sobre a mascote dos jogos, o Juca. O resultado será consolidado em um jornal impresso e digital, que será compartilhado com toda a comunidade do IFTM, destacando os momentos mais marcantes da competição.
Além da prática jornalística, o projeto proporcionou uma rica experiência interdisciplinar, colocando em uso saberes de diversas áreas. “Foi uma forma de aplicar na prática os conteúdos de gêneros orais e escritos, textos verbais e não verbais, e ainda trabalhar aspectos de linguagem visual e organização editorial. Uma verdadeira vivência de linguagem e comunicação", complementa o professor.
A estudante Manuella Guimarães Tavares Marinho, uma das
voluntárias do projeto, resume a experiência com entusiasmo:
“Participar do projeto foi uma oportunidade cheia de aprendizados e
momentos marcantes. Conheci pessoas talentosas e comprometidas que
fizeram toda a diferença. Essa experiência, além de tudo,
evidenciou o quanto amo o jornalismo e impulsionou ainda mais a
minha vontade de seguir por esse caminho”, disse a estudante.
O projeto evidencia que os jogos desenvolvem diversas habilidades para além do esporte praticado nas quadras.
Notícias relacionadas
- IFTM Campus Uberaba conquista medalhas e se destaca pelo espírito coletivo na etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais
- Ituiutaba se despede do JIF 2025 com emoção, sucesso e protagonismo estudantil
- IFTM Campus Paracatu brilha nos JIF IFTM 2025 com medalhas, superações e espírito de equipe
- Da base ao pódio: Atletismo se destaca nos JIF IFTM 2025 com projetos de formação e inclusão
- Com ginásio lotado e festa do esporte, IFTM abre oficialmente os Jogos dos Institutos Federais 2025 em Ituiutaba
- Contagem regressiva: IFTM Campus Uberaba pronto para a etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais